ANTES e DEPOIS

Esta foto abaixo de 2006, mostra como era a área "verde" antes da nossa ação de reflorestamento em. O solo era extremamente pobre, degradado e muito compactado. As frequentes enchurradas provocavam erosões e vossorocas que levavam embora todo e qualquer nutriente.

Em 2007, após o plantio das primeiras árvores, o cenário começa a mudar. A forração começa a surgir fazendo naturalmente o processo de regeneração de solo. A matéria orgânica não mais é levada pelas águas, aumentando inclusive a drenagem da área.
Hoje, 2008 a paisagem já muda completamente. As árvores estão saudáveis bem copadas. As Eritrinas já floriram e os araçás já produziram frutos. Notem que a forração exótica e altamente invasiva Brachiária não está sendo controlada. Ela está ajudando a recuperação do solo, na contenção de erosão, na formação de matéria orgânica e protegendo do sol, garantindo umidade. Acompanhar este processo é fantástico, ter contribuído para essa recuperação é melhor ainda. As pessoas que passam frequentemente pelo local, quase nem notam a mudança gradativa, mas ao avistarmos ali aves como o tiê sangue, tiÊ preto, canários, pica-paus, corujas, sanhaços e até curiango, temos a certeza de que eles notaram, e o nosso lema inicial do projeto " Eles estavam aqui antes de você chegar, mas você pode trazê-los de volta", está se concretizando vagarosamente e no tempo deles, não no nosso.