PRIMEIRA DIFICULDADE E DESABAFO

COMO CONSEGUIR DOAÇÃO DE MUDAS?

Depois de contatar diversos órgãos ambientais, secretarias, viveiros municipais, ONGs, Institutos, cheguei a conclusão que precisaríamos de mais disposição ainda. Embora haja uma crecente preocupação com as questões ambientais por parte do estado, as questões burocráticas superam em muito essa preocupação, e não se consegue apoio algum.
Como se não bastasse isso, um outro problema começa a surgir: A individualidade dos membros da comunidade. A dificuldade de estabelecer um plantio exclusivamente com espécies nativas encontra barreiras na própria comunidade. Abacateiros, Laranjeiras, Amoreiras, Bananeiras, Macieiras, Pereiras, etc, estavam na preferência geral para o plantio.
A idéia de recuperar o bioma original nos 50 mil m2 de áreas verdes estavam indo pelo ralo.
Houve a primeira divergência e plantios paralelos com espécies exóticas e altamente invasivas estavam prestes a acontecer. A Solução então, foi usar de um pouco mais de rigidez nas palavras e usar o termo "plantio responsável e criterioso" como sendo o único capaz de conseguir fazer com que o projeto saísse do papel. O Desabafo na segunda reunião foi o descrito abaixo:


"Há em São Paulo alguns canais de doação que podemos contatá-los. Há o CLICK ÄRVORE da SOS MATA ATLÂNTICA, para isso precisaríamos da concessão da área, tanto da EMAE quanto da SUBPREFEITURA, VIVEIROS MUNICIPAIS, também podem ser contatados, e alguns projetos da Prefeitura de São Paulo, através do DEPAVE. Há também a possibilidade de conseguir recursos de empresas para custear o projeto, caso haja interesse em não depender do estado ou de ONGs .
Mas para qualquer um desses objetivos, precisamos ter RESPONSABILIDADE e um projeto criterioso. Por isso que o projeto não sai do papel. Vivemos numa sociedade egoísta que visa obter proveito próprio inclusive na escolha de uma espécie de árvore. Não houve ainda um consenso no objetivo do projeto. A maioria ainda não entendeu o objetivo proposto. Uns querem pomares outros um bosque florido, outros um jardim particular, mas poucos se preocupam em restaurar um bioma que nós mesmos destruímos. Todos dependemos dos recursos naturais e não damos a menor importância para isso.
Para haver uma solicitação formal de doação, é preciso apresentar um projeto técnico, que garanta que as espécies plantadas sejam as estabelecidas em uma resolução estadual para este fim. Significa comprometer-se a segui-la a risco, obedecendo a escolha de espécies nativas atrativas a fauna, e com maior risco de extinção. Obedecendo os critérios de plantio com planejamento e acompanhamento das espécies por no mínimo 18 meses. Temos uma área com mais de 100.000 m2, e precisamos de 15.000 mudas. Isso não é brincadeira de plantar mudinhas, é compromisso sério com o amanhã da nossa região. Quando todos entenderem isso, aí sim, o projeto caminhará na mais prefeita harmonia, e eu mesmo, assumirei a responsabilidade judicial e moral sobre cada espécie plantada, pois terei a certeza de que contarei com o apoio no projeto, acompanhamento e manutenção de grande parte dos moradores."

Nenhum comentário: